Usando Uma Bulsula



 Existem vários tipos de bússola, neste artigo o foco será  nas bússolas mais comuns. Primeiro será exemplificado a utilização de bússolas militares com o limbo solidário à agulha, ou seja, a agulha move-se juntamente com o marcador de graus (limbo). Depois, será exemplificado o uso de bússolas com o limbo independente da agulha. Por último, tecerei um breve comentário para  utilizar os modelos mais triviais de bússola. Você poderá utilizar estas informações para navegar em qualquer lugar, porém, a ênfase será para a navegação em mata fechada, aonde os pontos de referência são difíceis de encontrar.

Gostaria de agradecer à Militar Brasil, que forneceu a bússola utilizada neste artigo e no vídeo que ilustra as técnicas.
Segurança em trilhas e navegação matreira

Andar por aí seguindo uma estrada rural, ou até mesmo um curso de rio é moleza. No meio de bosques e parques nacionais, também costumamos seguir trilhas muito utilizadas por outras pessoas, mas no meio do mato fechado a coisa é bem mais complicada.

Uma das situações mais difíceis dentro do mato é andar sem que haja uma trilha. Se você sair da trilha sem uma bússola, é bem provável que se perca em poucos minutos. Da mesma forma, se você tiver uma bússola mas não fizer ideia sobre a direção de seu acampamento ou da civilização, a bússola só irá te ajudar a não andar em círculos. Por esses motivos, todo deslocamento dentro do mato deve ser muito cauteloso, e toda saída da trilha deve ser evitada a qualquer custo, a não ser que você tenha conhecimento do que está fazendo ou esteja em uma situação de sobrevivência real. Se você estiver em uma trilha, e ela começar a perder suas características de trilha, retorne imediatamente. Da mesma forma, se a trilha começar a se dividir em outras trilhas de modo que a memorização do caminho fique difícil, é bom encerrar o passeio e retornar.

Se for entrar no meio do mato, seja para fazer uma trilha ou para acampar, leve uma bússola, mesmo que não pretenda utilizá-la. As bússolas apontam para o norte magnético, e não para o norte geográfico. Para pequenos deslocamentos sem carta, as correções não são importantes, mas para explorações prolongadas com mapas, saber corrigir as diferenças entre o norte magnético do norte cartográfico é crucial. O foco deste artigo é a navegação sem carta.

No meio do mato, seria muito interessante fazer os deslocamentos em linha reta, mas isso é praticamente impossível. Então você deverá seguir com muita atenção, contando e anotando (sim, você deverá carregar uma caderneta) os pontos de referência de cada pequeno trecho percorrido, determinando um novo azimute (explicado a seguir) a cada trecho. A medição das distâncias deve iniciar-se no ponto de partida, sendo ligados uns aos outros. Dentro do mato, sempre que possível, sinalize de forma clara cada ponto de referência, seja com o facão, com pedras ou com cordas. A sinalização deverá ser claramente visível nas distâncias desejadas, geralmente não superiores aos 25 metros.
Como determinar o azimute – O que é azimute?

Para utilizar uma bússola, devemos compreender que o ponteiro aponta sempre para o norte magnético. A direção de 0º graus corresponde ao Norte e aumenta no sentido dos ponteiros do relógio. Um azimute nada mais é que uma direção, ou um alvo, definido em graus, variando de 0º a 360º. Para este artigo nos interessa o azimute magnético, ou seja, aquele definido pela bússola.

Para utilizar corretamente uma bússola, você deve estar afastado de locais que possam interferir na leitura, como redes de alta tensão, de automóveis e até mesmo de cercas de arame. Você também deverá se afastar de objetos metálicos que geralmente carrega consigo, tal qual o facão.
Como usar uma bússola com o limbo solidário à agulha

Bússolas militares geralmente possuem o limbo solidário à agulha, ou seja, o limbo gira junto com a agulha. Como todas as bússolas, o norte sempre recebe algum destaque, como a seta verde da bússola militar abaixo:

Você deverá se basear no azimute (direção) em dois casos. No primeiro deles, você quer determinar o azimute, ou seja, a direção a seguir. Isso é importante para conseguir, mais tarde, utilizar estas direções para o seu caminho de volta. Aponte a bússola para o seu ponto de referência no horizonte e faça a visada alinhando a fenda e a linha de pontaria. Se necessário, utilize a ocular com a lente de aumento para verificar a posição em graus que está alinhada com o ponto de referência da bússola. Anote a direção. Vá seguindo o ponto de referência escolhido ou consulte a bússola de tempos em tempos para ter a certeza que está seguindo na direção correta.

A forma de segurar a bússola.
 
No segundo caso, você já tem o azimute, ou que marcou previamente, ou que foi fornecido por algum motivo. Neste caso, por exemplo, você tem o azimute 60°. Mantenha a bússola na horizontal e procure no limbo o marcador de 60º, vá girando o corpo calmamente até que o marcador dos 60º fique alinhado ao ponto de referência da bússola. Lembre que na bússola militar o limbo irá girar junto com a agulha. O ponto de referência de sua bússola pode ser bem discreto, é importante localizá-lo em seu equipamento antes de se perder por aí! Uma vez tendo o valor em graus alinhado com o ponto de referência,  você já sabe qual direção seguir.

Alinhando a fenda com a linha de pontaria para determinar o azimute.


Como usar uma bússola com o limbo independente da agulha

Determinar o azimute também é muito simples com este tipo de bússola. Aponte a bússola para o seu ponto de referência. Com a bússola na posição horizontal, gire o limbo graduado até que a parte destacada da seta magnética (geralmente na cor vermelha ou verde) se alinhe com a posição de o° ou 360° (zero ou trezentos e sessenta graus, a parte da bússola chamada de portão). O grau que estiver indicado na linha de fé é o azimute (ou a direção a seguir).

Para navegar em direções conhecidas, será novamente tomado como exemplo o azimute de 60°. Gire o marcador de graus (limbo giratório) até que o valor de 60º se posicione junto à linha de fé. Depois vá girando seu corpo até que a agulha magnética se alinhe com o portão (a marca N ou 0°). Pronto, você já sabe que direção seguir.
Como usar uma bússola comum?

As bússolas simples também podem ser úteis para encontrarmos a direção e evitar que andemos em círculos. Alinhe o agulha com a direção de 0º (ou 360º). Não será fácil ter precisão na leitura, mas você deverá ser orientar com o valor em graus que ficou à frente da bússola, tanto para marcar o azimute quanto para saber que direção seguir.

Como retornar ao ponto de partida?

E para voltar? Imagine que você caminhou pelo mato, navegando com calma, anotando os azimutes e marcando os pontos de referência. Agora é hora de retornar ao acampamento! Para fazer o caminho contrário, calcule os azimutes inversos (é a mesma coisa que dar meia-volta).

Algumas considerações sobre o azimute inverso:

    Azimute menor que 180: some 180 ao atual;
    Azimute igual ou maior que 180: subtraia 180 ao azimute atual;
    O azimute inverso de 180 pode ser tanto o 0 (zero) quanto o 360.

Exemplos para calcular o azimute inverso:

    Tomemos como exemplo o azimute de 60º, menor que 180. O caminho inverso será encontrado fazendo a conta 60+180 = 240º.
    No outro exemplo, vamos tomar por exemplo um azimute maior que 180º. Imagine que o seu azimute é o 230º. Neste caso, a conta será 230-180=50º.



Na primeira coluna temos os azimutes. Na segunda, seus valores inversos.

Considerações finais

Pratique a navegação com bússola em regiões amplas, abertas, com fácil localização. Com estas dicas, espero que você consiga ter uma navegação segura, se necessário, dentro do mato. Para aprimorar ainda mais a navegação mateira, procure aprender sobre contagem de passos.

A navegação dentro da mata fechada é muito complicada e requer muita atenção. Geralmente, o trabalho de navegação com bússola é feito com mais de uma pessoa. A melhor fonte que encontrei sobre navegação com bússola é o Manual de Sobrevivência na Selva – CIGS/ Centro de Instrução de Guerra na Selva do Exército Brasileiro. Lá você poderá perceber o quão difícil é navegar dentro do mato com bússola, imagine sem ela! Lembre-se de nunca sair da trilha sem o preparo e atenção adequados, pode ser muito perigoso.

Esteja preparado!

Este texto é fruto de um árduo trabalho e envolve a experiência e o conhecimento do autor. Ninguém está autorizado a copiar ou reproduzi-lo em sua totalidade ou qualquer trecho. Se você gostou do artigo, o compartilhamento de links pelas redes sociais apontando para a fonte original é permitido e encorajado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Código GADERI POLUTY

Código Morse

Clube de Desbravadores Gideão