Onde encontrar Água


  Água! Água! Onde é que tem água?
 

“Onde tem buriti, tem vereda; onde tem vereda tem buriti; e onde tem buriti tem água”.

    Como você sabe, o homem pode viver semanas sem alimentos, mas é impossível sobreviver sem água. O corpo humano precisa de uma média de dois litros de água por dia. Por isso, se você está perdido, trate de procurar logo uma fonte de água!

    Além de rios e corregos,se você e seus amigos estiverem perto de águas paradas ou semi-paradas, como lagos, pântanos ou charcos, poderá bebê-las, desde que sejam fervidas antes. Outro recurso, bastante simples, é colher a água de um buraco cavado a uma distância de cinco metros da fonte de água. Depois de algum tempo, pela porosidade do solo, o buraco irá se encher, sozinho, de água... filtrada!

    Você também poderá recolher água de chuva e orvalho em potes ou buracos revestidos com plástico ou outro material impermeável.

    Existem, ainda, vários vegetais que poderão fornecer água, ou que indicam a presença de água por perto. Os principais são:
        Côco - como todo o mundo sabe, tem água em seu interior. Os meio verdes são os melhores, já que têm mais água.

        Bambus - o bambu velho e amarelo pode ter água no interior de seus gomos. Sacuda o bambu para ver se ouve barulho de água. Em caso positivo, faça um furo junto à base dos nós, para bebê-la. E aproveite: um gomo de bambu cortado pode ser um ótimo copo!

        Buriti - é uma palmácea que existe apenas onde há água. Quando você vir um buritizal, pode ter certeza de que ela está bem perto. Mas, se não encontrá-la, cave um poço. Mesmo sem ser muito profundo, ele garantirá a sua fonte de água.

        Gravatás e caraguatás - são parentes do abacaxi, e podem ser encontrados no chão ou nos ramos das árvores. Suas folhas, resistentes e bem próximas umas das outras, armazenam bastante água. Mas, não se esqueça de passar essa água por um pano, para filtrá-la e tirar insetos, larvas e outras impurezas. Você pode usar a água do caraguatá, mas não toque em sua raiz - ela é venenosa!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Código GADERI POLUTY

Código Morse

Clube de Desbravadores Gideão